Terapia do Sono

image7

Entenda o Tratamento

A Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) é o evento caracterizado pela completa obstrução das vias aéreas superiores durante o sono. Ocorre uma interrupção do fluxo de ar, o que leva a despertares frequentes e respostas cardiovasculares adversas, sendo um fator de risco para: Doenças cardiovasculares, principalmente: hipertensão arterial, diabetes, infarto agudo do miocárdio (IAM) e o acidente vascular cerebral (AVC); Os acidentes de trânsito e de trabalho são de 2 à 3 vezes superiores em pessoas com AOS em relação à população sem a síndrome; Arritmias cardíacas que ocorrem exclusivamente durante o sono e Prejuízo nas funções cognitivas como dificuldade de memória, dificuldade de concentração e déficit de atenção. Para auxiliar no tratamento é indicado o uso de aparelhos de pressão positiva continua, que facilita o fluxo de ar na via aérea e impede que a obstrução ocorra durante o sono.

Equipamentos médicos

À disposição de quem pretende tratar os distúrbios respiratórios do sono, existe dois dispositivos ventilatórios: CPAP – Equipamento que gera uma pressão positiva continua nas vias aéreas – Neste modo não existe ciclo respiratório, é garantido um aporte pressórico continuo; BIPAP – Dispositivo com dois níveis de pressão na via aérea – Nesta terapia, dois níveis de pressão, diferentes, são ajustados, sendo um durante a fase inspiratória e outro durante a fase expiratória. Ambos os modos possuem equipamentos simples, portáteis, utilizados em domicilio ou em viagens. A variação da pressão será determinada através do exame de polissonografia.

Benefícios do tratamento

São inúmeros os benefícios, já comprovados, do uso de pressão positiva em pacientes com AOS:

Melhora dos sintomas do distúrbio, entre eles, a sonolência diurna excessiva e fadiga. Melhora da função neurocognitiva; Redução da pressão arterial sistêmica (diurna e noturna) Redução do risco de evento cardiovascular (IAM, DM, AVC) melhora dos parâmetros metabólicos (hiperglicemia, hiperlipidemia, hiperuricemia).

Aderência ao tratamento favorece os resultados

CPAP é utilizado somente durante o sono e necessita ser utilizado sempre que o portador de AOS dorme. Ao uso regular do aparelho, durante todo o período de sono de todos os dias da semana é atribuído os benefícios da mudança de vida do paciente. Aderência ao tratamento favorece os resultados A aderência ao tratamento é essencial para se obter os benefícios da mudança de vida do paciente. O uso regular do aparelho é indicado durante todo o período de sono, todos os dias da semana e necessita ser utilizado sempre que o portador de AOS dorme. 

Apneia do sono pode causar vários problemas à saúde

  • Risco de acidentes de trânsito e de trabalho  em pacientes com AOS é 2 à 3 vezes superior em relação à população que não sofre de apneia. 
  •  Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS)
  •  Arritmias cardíacas que ocorrem exclusivamente durante o sono.
  •  Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e Acidente Vascular Cerebral (AVC).  
  • Prejuízo nas funções cognitivas como dificuldade de memória, dificuldade de concentração e déficit de atenção. 

Consulte-nos - Terapia do Sono

As alterações provocadas pela falta ou interrupção do tratamento podem ser reversíveis ou melhoradas com o início ou a retomada do tratamento correto da AOS.

• Terapia do Sono e Ronco​

Entre em contato - Terapia do Sono e Ronco

Especialista em Terapia Respiratória

Nossos terapeutas e profissionais da saúde são treinados para cuidar bem do nosso cliente. Entregam e instalam o equipamento e demonstram seu funcionamento apresentando soluções ideais para cada necessidade individual. 

PulmonAir

Rua Fiação da Saúde nº 145 - conjunto 76 - Vila da Saúde - São Paulo SP CEP 04144-020 (a 300 m do Metrô Saúde)

Fone (011) 2638-3700 Whatsapp (011) 99294-4267

Horas

Segunda a sexta: 9 às 17:30 hs

Sábado: com horário marcado

Domingo: fechado